"Laptop, Pocket, Ebook, Tablet, Facebook, Youtube... Ferramentas da Era Digital ainda desconhecidas para uma parcela razoável de adultos, mas amplamente dominadas pela maioria das crianças, que estão vivenciando um mundo que tem a informática como peça fundamental na aprendizagem. Isso é bom ou ruim? Proibir, liberar ou dosar o uso da informática para as crianças? A ideia é promover atividades virtuais condizentes com cada faixa etária, que criem condições para a criança explorar suas potencialidades intelectuais, assim como construir valores humanos e éticos." (Ubirani Pereira de Lucena é psicóloga, consultora e assistente de direção do Instituto Tarcísio Bisinotto).
Vejam o vídeo que citei, o qual, mostra-nos a curiosidade das crianças e o que elas acham de objetos que foram grande novidades "ontem", e que já viraram peças de museu "hoje".
E quanto ao mundo de hoje, segundo o movimento http://www.criancamaissegura.com.br/: "educar, capacitar e conscientizar sobre o uso ético, seguro e legal da tecnologia, junto a pais, filhos e professores é o grande desafio dessa era digital. O site conta com orientação para que pais e educadores possibilitem a criança o uso seguro e correto da internet.
Diante desta realidade, que possamos (pais/educadores) proporcionar o acesso às tecnologias, mas também orientarmos os pequenos sobre os benefícios e os perigos que o mundo virtual oferece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário