Em conversa com vários pais durante o tempo em que leciono
na Educação Infantil, sempre há questionamentos quanto ao desenvolvimento
social e físico do filho. E para entendermos melhor as atitudes e ações dos
pequenos nesta idade (3 anos), é necessário conhecer o perfil, capacidades e
habilidades da criança nesta faixa etária, facilitando assim o entendimento
acerca das atitudes da criança.
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: FALA MAIS CLARA
As crianças nesta idade gostam de cantar canções de todo o
tipo, infantis e as que ouvem os outros cantarem. Ela também é capaz de
responder a perguntas e fazer as suas próprias. Às vezes liga menos para a
resposta e mais para o simples fato de estar mantendo um diálogo. Note também
como ela começa a descrever o que vê ou faz e a usar palavras para qualificar
as coisas ("o carro azul da vovó) por exemplo. Muitas crianças já usam
conjugação verbal correta, assim como plural das palavras.
Dicas: - Quando a criança falar algo errado, repita
a palavra certa para que grave o correto.
- Não a recrimine, nem a estimule (rindo), muito menos fale
errado com ela. Isso prejudica o desenvolvimento da fala.
DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E SOCIAL: AMIGOS IMAGINÁRIOS
Já ouviu o estranho pedido de colocar um lugar a mais à mesa
para o jantar de um amigo imaginário? Essas criaturas do mundo da fantasia de
forma nenhuma indicam que seu filho está se sentindo solitário ou tem algum
problema. Na verdade, é justo o contrário: crianças que cultivam amigos
imaginários tendem a se tornar adultos criativos, sociáveis, independentes e
felizes. Esse tipo de amigo pode ser um ser humano ou um animal e
geralmente tem nome e personalidade. Mistura de confidente, parceiro de brincadeiras,
protetor e bode expiatório, ele ajuda a criança a praticar como se constrói um
relacionamento e permite que ela esteja no controle - algo muito
diferente de sua rotina diária.
Observe como seu filho interage com esse amigo. Pode ser
fonte de boas informações sobre o que lhe causa medo ou nervoso. Se o tal do
amigo tem medo de bruxa, é bem provável que este seja o do seu filho
também.
Embora seja importante respeitar o amigo imaginário, procure
não se envolver demais no assunto. Evite, por exemplo, usar o amigo para
manipular o seu filho dizendo algo como "o Joãozinho comeu tudo, por
que você não come também?".
AMIGOS, AMIGOS BRINQUEDOS À PARTE:
A INDEPENDÊNCIA:
- Estimule seu filho a ser independente com segurança.
- Compartilhe com ele brincadeiras dentro e fora de casa,
como em parques.
- Leve-o para passear e conhecer coisas diferentes.
- Conte histórias e apresente livrinhos com história simples
e desenhos coloridos.
- A criança pode e deve brincar com outras crianças
também, sempre que possível.
- É comum nessa fase aparecerem comportamentos agressivos
quando a criança é contrariada ou quer algo. O melhor nessa fase é contê-la com
carinho, firmeza e serenidade, esperar que se acalme para conversar com ela. O
equilíbrio emocional também é um amadurecimento, por isso precisa ser treinado.
Isto é, a agressividade não pode ser totalmente reprimida, mas também não deve
ser completamente aceita pelos pais.
O COMBINADO: CRIAÇÃO DE HÁBITOS
É na primeira infância que devem ser inculcados os hábitos; assim, de modo habitual, os filhos vão fazendo a aprendizagem do esforço. Logicamente cada família tem o seu estilo de vida e suas circunstâncias, se bem que deve haver regras no lar, para fazer-se obedecer e tornar mais agradável a convivência de todos. É necessário manter o costume de se cumprir o que for estabelecido, embora uma vez ou outra se possa ter a flexibilidade de fazer alguma mudança. Quando isso ocorrer, devido a circunstâncias extraordinárias, pelo fato de as crianças viverem o momento presente, é aconselhável prever e avisá-las com antecedência - e dessa forma é feita na escola, o famoso "combinado".
Veja o pedido de uma criança a seus pais. Vale a pena assistir. Até a próxima!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário