domingo, 18 de março de 2012

Pronação Dolorosa, você sabe o que é?


Sabe quando você está segurando a criança pela mão e ela se joga pra ficar pendurada? Sabe aquelas brincadeiras de girar crianças segurando no antebraço? Ou sabe quando a criança quer sair correndo pela rua e você a puxa pela mão? Então. É bom ter cuidado.
Esse nome estranho, pronação dolorosa ou popularmente conhecido como "cotovelo deslocado"  foi o que aconteceu 4 vezes com a minha pequena Maria Clara - e em todas as vezes ela estava brincando! Quando ocorre a pronação dolorosa, a criança não consegue mexer o braço; segurando o braço imóvel colado ao corpo, pois essa é a postura que alivia a dor.  



Segundo as orientações do especialista em ortopedia que está acompanhando a Maria Clara, o fato da pronação ter acontecido a primeira vez - poderá ocorrer outras vezes. Esse tipo de trauma é bem comum entre as crianças de até 4 anos e que pode ocorrer assim como citado no exemplos acima ou até em uma simples brincadeira como foi no caso da minha pequena.

 

Tratamento

Procurar atendimento médico para que seja feito o adequado tratamento.Na vigência da descrição clássica do trauma, o procedimento a ser realizado chama-se redução, que consiste em “colocar o osso deslocado no lugar”. Feito isso, a melhora da dor e o restabelecimento dos movimentos são quase imediatos.

Prevenção:
Evite puxar a criança pelos braços se ela recusar a avançar (a sair debaixo de uma mesa ou atravessar a rua, por exemplo), especialmente se esta já tem história de pronação dolorosa. Segura-se por baixo dos braços e levante-a. Neste caso oriente também a babá, os parentes e as outras pessoas que tem contato com a criança.



 
Fontes:http://www.einstein.br/Hospital/ortopedia-e-reumatologia/orientacao-para-pacientes/Paginas/cotovelo-deslocado-em-criancas-pronacao-dolorosa.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário